Tinha que ser o Chaves...

Imaginem vocês que em pleno século XXI, com a TV digital e toda tecnologia de comunicação ainda paramos para assistir Chaves e Chapolin ~hehehe~ fazer o que né? Ele ainda agrada e fez o SBT empatar com a Globo na liderança de audiência em 2008. A série cômica, que conta as aventuras do menino órfão Chaves (Bolaños) e de seus amigos Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) e Quico (Carlos Villagrán), teve pico de dez pontos. No horário da atração, 10% dos televisores ligados estavam sintonizados no SBT.

Agora o pior é que apesar de o SBT só passar episódios reprisados, ainda existe episódios nunca exibidos no Brasil, isso mesmo, episodio inédito.

Comerciais do SBT já exibiram imagens de episódios cancelados e inéditos, o que é uma prova de que a emissora tem dezenas de episódios das séries CH engavetados pela causa, motivo, razão ou circunstância que não se sabe.

Em 2001, o programa SBT repórter fez uma matéria no México, um dos assuntos da reportagem era o Chaves. E nessa matéria apareciam imagens do episódio da segunda versão dos "inseptos", incluindo uma que prova porquê o episódio saiu do ar: esta imagem a cima: Chaves lambe um ferro quente, porquê Chiquinha disse para ele provar pra ver se o ferro estava quente... (tiraram do ar)

Havia, na época, uma polêmica a respeito do motivo que impediria a exibição dos episódios. Muitos afirmavam que as imagens ou o áudio haveriam se perdido por causa de um incêndio - tese, infelizmente, ainda sustentada.


Aqui você confere Chaves - Os insetos (Eps. Perdido) com creditos finais.

Os insetos do chaves (2ª versão)

Os Inseptos do Chaves V1 (1973)
Aparentemente, a qualidade da imagem foi recuperada da mesma forma que a gente corrige as imagens capturadas que aparecem neste site. Isso é possível através de softwares como o Adobe After Effects, que fazem ajustes semelhantes aos do Photoshop (contraste, brilho, saturação, nitidez, etc.), só que com imagens em movimento. (o SBT tem o episódio mais nao exibe).


Primeiro episódio do Chaves – O homem da roupa velha

versão original.

versão dublada

Este episódio (só imagem) é do lote de 1988, onde Chaves, Chiquinha e Quico fazem uma "banda" que só faz barulho e deixa Seu Madruga louco. No original, há um excesso da cor verde que foi retirado pelo departamento de promoção do SBT. Segundo a listagem da Chespirito.org, foi o último episódio visto com a Chiquinha até ela voltar depois.
Ao contrário de outros episódios da mesma época, não se vê nenhum motivo aparente para a saída do ar deste episódio, que ficou apenas 5 anos no ar, de 1988 a 1991.


Este outro é um comercial institucional do SBT no qual uma família interage com televisores, colocados em tudo quanto é lugar, com imagens da emissora, inclusive do Chaves. E o episódio de Chaves usado nesse comercial nunca foi visto no Brasil, provavelmente porquê só parte dele foi fornecida, mas o episódio foi dublado mesmo assim, porquê se pode ouvir o áudio em português desse episódio.

Segundo a lista do site Chespirito.org, o episódio é "A Casinha do Chaves" - apesar de ficar na frente da casa do Quico. O barril está deitado porquê Quico zoou com a casinha, chutando tudo.


Mas Deus é pai. E muitos anos depois dessa imagem, quando você achava que nunca jamais iria conhecer episódios como esse, foi criado o YouTube, com o qual você finalmente poderia assistir a esse episódio, mas a Televisa tira o vídeo por direitos autorais L ta aí o link para você conferir que não é mentira http://www.youtube.com/watch?v=PR8TYY1yw2M / http://www.youtube.com/watch?v=01V_11bOJkc


Os episódios que saíram do ar ainda durante a década de 80, saíram provavelmente por desorganização. Houve um que entrou e saiu do ar quatro vezes: quando Chaves pede emprego e se torna o garçom do restaurante da Dona Florinda - lembrando que o início deste episódio frequentemente não é exibido, quando Chaves chama "o sal" de "a sal" - uma piada que funciona muito melhor em espanhol do que em português (onde palavras como "mar" e "mel" são no gênero feminino.)


As imagens colocadas em um comercial para divulgar o novo horário de Chaves em maio de 2003 são de um episódio exibido uma única vez no Brasil em 1988, que mostraria a estréia do Nhonho, e dos episódios da escola: é uma aula onde todos os alunos falam, inclusive Cándida e Elisabeth (sim, ela existe - Chaves fala dela no episódio "Isto Merece um Prêmio".).


Uma prova de que sim, o SBT tem todos os episódios de Chaves que já exibiu, incluindo os que só foram exibidos uma única vez (lembrando, fato raríssimo em se tratando de programas de televisão) e colocaram o SBT no primeiro lugar de audiência, em pleno horário do Jornal Nacional. Até então, só a minissérie Pássaros Feridos havia deixado o SBT em primeiro lugar, em 1985.


E porquê essa injustiça com os telespectadores?
A única explicação para a inclusão dessas imagens em comerciais sem que os telespectadores possam desfrutar desses episódios seria de que o departamento de promoção do SBT teria acesso a 100% dos VTs sobre o tema, e não sabe quais episódios desses são exibidos normalmente e quais não são, só pode ser isso. Custa consultar o sem-vergonha que exclui esses episódios das exibições normais, então?


Baseado em informações do site Chespirito Web e Chespirito.org

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Sinceramente?? Eu amo³³ Chaves!! Sabe pq?? É um humor sem apelação, purinho, legitimo! Um tanto inocente até....
    Chaves forver! sahsauhasuhsusha
    Ameiiiiii a postagem, vou ver us videos ! xD

    bju

    ResponderExcluir
  2. Quem nao gosta né ¿
    valeu!!! fique a vontade!

    ResponderExcluir
  3. Cara pra ser sincero eu vejo Chaves até hoje.
    Rsrsrsrsrsrs
    Eu nem sabia que dia episódios que nunca faram passados!!!!
    Seu blog é muito bom cara parabéns,
    gostei muito mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog amigo, Chaves realmente é muito bom ate hoje!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, ou amigo valeu mesmo, nunca tinha visto o primeiro episódio do chaves!
    Abraço

    ResponderExcluir