COCA COLA + MENTOS / + CERVEJA !

Sabe aquela experiência que o pânico na tv fazia com coca cola e bala de menta?? Nem precisa explicar, todo mundo já sabe, pelo menos, ouviu falar. A bala reage com o refrigerante causando uma explosão. Teve até uma história em São Paulo que um aluno morreu na escola depois de comer balinha e tomar Coca Cola. tão resolvi pesquisar sobre e encontrei:


A moda começou nos Estados Unidos em 2004 quando dois rapazes (um professor e um advogado) fizeram um vídeo que foi inspirado pela fonte famosa que é situada em frente do hotel Bellagio em Las Vegas. Para esta experiência 101 garrafas de dois litros de refrigerante de cola e 523 Mentos foram utilizados. É sabido que a reação não é química, e sim física.

veja o video (se quiser)



Mais, mais, mais afinal, que raios acontecem com a Coca Cola para explodir com Mentos?


Os refrigerantes, de uma forma geral, são feitos de água, açúcar, conservantes e fórmula química do sabor – que costuma ser um segredo e varia de bebida para bebida. Ah, e também tem um gás, o gás carbônico (CO2), que é a chave de todo o processo.

As moléculas de água na superfície se atraem fortemente, formando o que se chama de tensão superficial. Essas forças fazem com que as moléculas de gás carbônico fiquem cercadas de inúmeras moléculas de água, impedindo, assim, a formação de bolhas de gás dentro do líquido. Bla bla bla...


Quando jogamos um Mentos na garrafa de Coca-Cola, a gelatina e a goma arábica da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficial (dissipam energia para o sistema).

O Mentos, por sua vez, é uma bala extremamente porosa com milhares de buraquinhos... bla bla bla...


A bala quando cai na água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante.

O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido. Aí já sabe…



Ah, lembra do aluno que a gente matou láááá em cima? Mentira, ninguém morre com isso não.


olha mais ae - esses são muito bons !


AGORA SE FOR COM CERVEJA???? esse vc tem q assistir !


Comente com o Facebook:

Um comentário: